
Um homem da Flórida que precisou ser hospitalizado após seguir uma dieta carnívora mostrou colesterol saindo de suas mãos e pés.
+ Especialistas fazem alerta após tendência de raspar cílios viralizar no TikTok
+ Módulo lunar registra Terra e Lua juntas e imagens viralizam
Por quase um ano, o homem seguiu uma dieta que se trata basicamente de comer apenas alimentos de origem animal em todas as refeições, ou seja, leite, queijo, ovos e carne.
No entanto, ao contrário de uma dieta paleolítica, por exemplo, carboidratos, frutas e vegetais não foram consumidos por ele nesse período.
De acordo com um estudo de caso médico, o homem foi internado no Hospital Geral de Tampa porque, durante três semanas, “nódulos amarelados” estavam escorrendo das palmas de suas mãos, das solas de seus pés e de seus cotovelos.
O homem disse aos médicos que estava seguindo a dieta carnívora por cerca de oito meses e alegou que havia perdido peso e tinha mais energia. Ele disse que comia até 4kg de queijo todos os dias, assim como hambúrgueres e vários pedaços de manteiga.
Mas, quando os especialistas mediram seu colesterol, ele estava acima de 1.000 mg/dL. Para comparação, um nível saudável de colesterol total deve ser inferior a 200 mg/dL.
Os médicos descobriram que ele estava sofrendo de uma doença rara chamada xantelasma, que ocorre quando o colesterol de uma pessoa está tão incrivelmente alto que começa a escorrer da pele como bolas amarelas de gordura para tentar escapar do corpo.
“Nem todo mundo consegue tolerar essas dietas. Se conseguem, precisam ficar de olho no colesterol”, disse Konstantinos Marmagkiolis, cardiologista intervencionista do Hospital Geral de Tampa que tratou do homem.
Foto e vídeo: American Medical Association. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.